quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dica para os guitarristas evitarem problemas ao vivo

Em muitos momentos temos que usar muito a inteligência, não é verdade? No site Louco por Guitarra, achei interessante um artigo do Paulo May, e gostaria de compartilhar com você parte dele. Adaptei, mudei e recortei alguns pontos. Para ele completo e sem cortes e ajustes, clique aqui. Então vamos lá?


Algumas grandes dicas para guitarristas (baseadas em experiências pessoais) para evitar cair em certas "roubadas":

1) Tenha sempre um reserva/backup de todo o seu setup: cabos, cordas, etc. Nem todos podem ter ou levar 2 amps; e tem situação que talvez tenhas que tocar no amp do evento. Se possível tenha um simulador para emergências extremas, como de um amp que esteja fritado e bichado. Se TUDO der errado, plugue a guitarra no simulador e ele direto pra mesa de som. Existe direct box que faz simulação de caixa e falantes, e pedais também. Então não é necessariamente preciso uma pedaleira, você pode usar seus pedais ligados em alguma coisa que funcione para lhe salvar em casos assim, remediar o momento.

2) Afinadores: tenha mais que um. Não deixe de abaixar um aplicativo no seu celular com algum também.

3) Cabos e Cordas - Cabos: tenha se possível vários e de diferentes comprimentos. Cordas: no mínimo 2 jogos de reserva.

4) Na passagem de som, nunca perca muito tempo tentando resolver problemas maiores. Tenha sempre um plano "B".

5) Aprenda a identificar o "supérfluo". O palco é pequeno demais? O baterista pode tocar só com um prato de ataque, amps grandes podem ser substituídos por menores, o baixista pode tocar direto em linha, etc.

6) Repertório: o som do PA não tá muito definido? Priorize as músicas mais simples e diretas. Algumas músicas só são legais se o som todo estiver legal.

7) Guitarra: ela é a sua arma, decisiva e fundamental. Uma guitarra "de estrada" tem que ser 100% confiável o tempo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário